Profissão Web Designer

6 dez

Só quem é web designer sabe o o preconceito que passamos. Desculpe por decepcionar vocês mais nós não formatamos computadores e nem montamos redes.

Pois é, a nossa profissão vai muito além, e vou mostrar um resumo do que é ser e como é a nossa profissão.

web design pode ser visto como uma extensão da prática do design, onde o foco do projeto é a criação de web sites e documentos disponíveis no ambiente da web.

A nossa profissão requer uma multidisciplinaridade, já que temos que ter conhecimento de arquitetura da informaçãoprogramaçãousabilidadeacessibilidadeentre outros.

Todos os projetos tem que ser criados com conceitos de usabilidade, garantindo que o resultado atinja os objetivos. Por isso o brifieng e uma boa analise do publico alvo é tão importante e é o primeiro passo para iniciar um projeto.

Ao contrario do que a maioria pensa, o segundo passo não é criar o design, e sim definir todas informações que o projeto terá. Assim, podemos definir a estrutura e atecnologia que vamos utilizar.

 

Por exemplo, um site não precisa pular, piscar, rodar ou soltar flores na tela, a não ser que o objetivo seja esse. O foco é sempre atingir o publico com algo bonito, objetivo e o mais óbvio possível, assim podemos alcançar a boa aceitação do publico alvo, e uma boa imagem para a empresa do cliente.

Muitas pessoas se consideram auto-ditadas, e assim são chamados de Web Designer. Nada contra, porém acho que mesmo que em cursos ou faculdades possa ter um conteúdo que é necessário apenas para grade,  nada substitui a parte teórica e as formas corretas de como usar o design, a usabilidade, o conhecimento de como cada coisa tem a sua função na web, e como o cliente verá isso.

E para quem acha que hoje em dia a profissão foi banalizada por ferramentas que criam sites, e esses Layouts prontos da internet.
Pessoal, apenas amadores usam isso para criar um site, ou qualquer desenvolvimento web, e apenas empresas amadoras vão aceitar esse tipo de criação.

Para um web designer de verdade, uma criação nunca é “qualquer” criação.

Continuamos na luta pela valorização da nossa profissão, contra os “sobrinhos” e contra a fonte “Comic Sans”.

Vale a pena ver também esse vídeo abaixo, com um resumo da Profissão Web Designer:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=BUgxG5PzzwQ

Obs: Pra quem não sabe eu sou web designer,apesar de não trabalhar na area..eu amo isso (:

 

Font: studiomangarosa.com.br

Deixe um comentário sobre o conteúdo acima.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: