Novelas, uma verdadeira fábrica de sonhos, realidades e manipulações

28 jan

Que brasileiro não gosta de novela? Quem falar que não, pode ter certeza que é mentira, ao menos já viu nem que seja um capítulo em um dia que não tinha nada para fazer.

Antigamente as novelas eram muito bem elaboradas, tinha toda uma história romântica, suspense, comédia entre outras coisas. Lembro minha vó comentando sobre a radio novela ela não perdia um capítulo e nessa época não tinha essas manipulações que tem hoje, ela disse. Antes as pessoas viam ou ouvia as novelas para se maravilhar e mergulhar naquele mundo de sonhos e magias, onde existiam vilões, mocinhas, o galã e etc.

Radio Novela

Mais de um tempo para cá a única coisa que vem importando é a manipulação e a visão de uma realidade meio que distorcida, mostrada apenas para mostrar a população que tem algo errado. E sempre o alvo vai para o governo, quase sempre.

Outra coisa são as excessivas propagandas que fazem durante o desenrolar da trama. Os atores usam os produtos fazendo uma propaganda bem oculta “nossa, como essa marca é boa”. E claro na cabeça do povo fica “se eles usam, porque eu não uso?” e então correm para o mercado mais próximo e compra para esfregar na cara dos amigos “olha, tenho o mesmo produto da novela”.

Claro que quem ganha com isso tudo são as grandes redes de televisão. Elas faturam com os patrocinadores e notam que é fácil manipular a população que hoje faz da TV não apenas um bem para passar o tempo e sim um meio de se espelhar com os diferentes bombardeios de propagandas, manipulações e ideologias.

Infelizmente para muitos a televisão virou uma fonte de inspirações onde se não sabe que roupa usar, copie o da atriz da novela, quer decorar a casa aceite a diga dos cenários.

‘L’

Deixe um comentário sobre o conteúdo acima.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: