Dicionario dos games

10 maio

Dicionario Gamer..Perfect (:

1337 – Significa “Leet”, uma versão estilizada de “Elite”, significando alguma coisa parecido com o “de lei” ou “de primeira” no português.

5.1 – Sistema de som com 5 canais de audio e 1 subwoofer.

7.1 – Sistema com 7 canais e 1 sub.

2d fighter – Jogo de luta com gráficos em 2d.

3d fighter – Jogo de luta com gráficos em 3d.

Action-Adventure – Jogo de aventura com ação, um exemplo é o clássico Tomb Raider

AFK – Utilizado em games e salas de chat, significa Away From Keyboard – Longe do Teclado (ou simplesmente “Away”)

AGP – Porta de gráfico acelerada dos computadores. A sigla significa “Accelerated Graphics Port”.

AKA – Also Known As, significa “também conhecido como”.

Arcade – Fliperama.

Arkade -Revista brasileira de games digital , pode ser lida em flash ou por download gratuitamente em http://www.arkade.com.br ou  pelo site oficial em http://www.revistaarkade.com.br.🙂

ASAP As soon as possible, significa “o mais rápido possível”.

BG – Battleground, ou seja, o campo de batalha. (Sigla muito utilizada em World of Warcraft)

Bit – A menor unidade em informática, é indivisível e pode conter os valores 0 ou 1.

Byte – Um grupo de 8 bits.

Camper – Jogador que fica só esperando de “tocaia” para matar em jogos online com batalha. Frequentemente faz ratings altos mas é amplamente ridicularizado por não ter a iniciativa de combate.

Demo – Versão de um game ou software utilizada apenas para demonstração, bem menor que o original tanto em tamanho quanto em funcionalidades.

DOTA – Defense of the Ancients, mapa do jogo Warcraft 3 muito popular em salas de jogos online, principalmente por ter transformado um jogo leve de estratégia em um RPG multiplayer rápido e viciante.

Drop Rate – Em jogos MMO, assim como World of Warcraft, é a chance de um ítem “dropar” de um monstro. Um ítem com drop rate de 0.1 ou 1% é conseguido uma vez a cada 100 monstros matados.

DUPE – A abreviação vem de duplicate, ou seja duplicata. É um ítem que tem origem em um hack de duplicação. Muito utilizado em Diablo 1, estes hacks são mais raros atualmente.

DPS – Damage per second, termo bastante utilizado no MMORPG World of Warcraft. Refere à quantidade de dano uma arma ou jogador consegue fazer por segundo.

FPS – Firs Person Shooter – Jogo de tiro em primeira pessoa.

Flame – É o ato de insultar outros jogadores online excessivamente, tornando o que o faz um Flamer.

Frag – Um kill, um ponto. Se você fez um frag, você matou alguem no jogo.

FYI – For your information, significa “para sua informação” .

Gank – Matar um jogador através de uma emboscada.

GG – Abreviação para good game (Bom Jogo)

GL – Abreviação para Good Luck (Boa Sorte)

IMHO – In my humble opinion, significa “em minha humilde opinião”. No brasil é utilizado em fórums apenas como MHO.

K – Abreviação de Ok.

KS – Kill Steal, é roubar o kill do adversário. Um exemplo é quando dois jogadores estão batalhando e um terceiro só chega e dá o hit final, ganhando o kill para si sem ter merecido.

Lag – Uma lerdeza na transmissão da informação entre duas ou mais máquinas, frequentemente resultando em queda de qualidade jogo. O lag pode ser causado por vários fatores, desde qualidade da conexão com o provedor, localização do host e até mesmo qualidade do modem ou roteador sendo utilizado. O lag é medido através do Ping.

LAN – Abreviação para Local Area Network, é a rede que você tem na sua casa, ou no escritório, onde cada máquina funciona como uma estação de trabalho (ou de jogo =] ).

LGT – significa Legit, ou legítimo. É o jogador que dispensa e condena hacks e dupes (Gíria muito utilizada em Diablo).

LOL – Laughing out loud, significa que a pessoa está rindo virtualmente.

Loot – É a recompensa que um inimigo deixa quando morre.

MMO – Massive Multiplayer Online, é um jogo onde vários players podem interagir, em um ambiente online massivo.

Mod – Modificação. Esta modificação pode se referir tanto à hardware (quando se fala de CaseMod, por exemplo) quanto à software, quando um jogo é uma modificação de um jogo já existente. (Exemplo: o CS começou como um Mod independente do Half-Life)

Multiplayer – Jogo que permite mais de um jogador, seja online através de uma conexão com a internet, ou offline, através de um controle extra.

Newbie – Vem da palavra ” recem-chegado” , ou novato, um jogador iniciante e, logo, ruim.

Noob – Antes utilizado como uma forma de falar “newbie”, o termo “noob” adquiriu um novo contexto. De fato, um noob quase nunca é novato; ele tem alguma experiência, mas continua fazendo as mesmas besteiras que um iniciante.

NPCNon Player Character, em um jogo online, são todos os personagens e inimigos controlados pelo computador.

On-rail – Modo de game onde o jogador e a camera seguem um “trilho” pré-estabelecido pelos desenvolvedores, um exemplo é o jogo Time Crisis.

Overclock – Aumentar o clock, ou seja, a velocidade de processamento de um dispositivo. É mais utilizado em placas de vídeo e processadores e resultam em um ganho de performance. Deve ser feito por usuários experientes pois frequentemente trazem riscos aos dispositivos.

PCI – Abreviação para “Peripheral Component Interconnect.” São aquelas portas brancas e longas no seu computador, e é usada para placas de vídeo, audio e rede, entre outros.

Ping – Significa “Packet Internet Groper”, é um comando utilizado para testar o tempo de comunicação entre duas máquinas. É medido em milissegundos e, em um ambiente jogável, deve variar entre 20 e 200 ms.

Pixel – É um ponto na tela do computador ou da televisão.Em computadores coloridos na verdade são 3 pontos, um vermelho, um verde e um azul, que, quando combinados, formam as diferentes cores e imagens.

PK – Termo utilizado desde os primeiros jogos de RPG online, PK significa “Player Killer”, ou seja, um matador de jogadores. São aqueles sujeitos que matam outros jogadores in-game. Atualmente pelo avanço e estímulo ao PvP nas salas de jogo online, o termo caiu em desuso.

RPK – Random player killer, este sujeito não tem um motivo para matar um jogador, ele simplesmente mata aleatoriamente.

PKK -Player Killer Killer, os jogadores que matam player killers, trazendo justiça àqueles que pereceram. Também são conhecidos como APK, ou Anti-Player-Killer

Point’n Click Adventure – Jogo de aventura onde o jogador deve utilizar o mouse para descobrir os mistérios e enigmas. Alguns exemplos são os clássicos Day of the Tentacle e Monkey Island até o mais recente Runaway.

Purist – Jogador extremamente tradicionalista, que geralmente não gosta de grandes alterações em seus gêneros ou jogos preferidos.

PvE – Player vs Environment, é a modalidade de jogo onde jogadores enfrentam o ambiente, ou seja, monstros do próprio jogo.

PvP – Player vs Player, é a modalidade onde jogadores se enfrentam num ambiente online.

PWND – Humilhar o adversário. A abreviação vem do termo pawned, que faz referência à peça do xadrez “peão” (pawn em inglês). Em português não faz mto sentido ao pé da letra, mas é algo como : “coloquei você no nível de um peão”.

RAMRandom Access Memory, é a memória volátil do seu computador, quando o PC é desligado, ela some. Tem um acesso relativamente rápido comparado ao disco rídigo então é a memória utilizada para armazenar tudo que está em execução.

Resolução – Número de pixels presentes em uma imagem. Quanto maior a quantidade, maior a resolução da imagem, e logo, maior a qualidade.

ROFL – Rolling over floor laughing. Significa que a pessoa está rolando no chão de rir. (virtualmente é claro)

RPGRole Playing Game – Jogo onde o jogador entra no papel do seu personagem e o evolui.

RTS – Real Time Strategy – Jogos de estratégia em tempo real, tais como Age of Empires e Starcraft.

Shooter – Jogo de tiro. Suas principais vertentes são jogos em primeira pessoa (ex:Quake), em terceira pessoa (ex:Gears of War) ou on-rail .

Strafe – Andar de lado olhando para frente, em jogos de primeira pessoa.

Survival Horror – Jogo de sobrevivência com terror, exemplo: Resident Evil.

Tank – Em jogos RPG, é o personagem que vai encarar o inimigo no corpo-a-corpo. (normalmente o que tem mais armadura ou mais vida)

Turn-based – Jogo ou parte de um jogo baseado em turnos. Final Fantasy por exemplo tem um combate turn-based, Heroes of Might and Magic é um jogo de estratégia turn based

Wave – em jogos estilo tower defense, é uma onda de inimigos de quem o jogador deve se defender.

WoW – World of Warcraft – jogo online de maior sucesso na história.

WYSIWYG – What you see is what you get, ou no bom português, o que você vê é o que você recebe

Deixe um comentário sobre o conteúdo acima.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: