Você sabia que a cor verde é tóxico e não-ecológico?

24 abr

A cor verde é usada como um emblema da ecologia. Na verdade, existem muitos produtos e artigos que pretendem ser ambientalmente amigável usando a cor verde para destacar a sua responsabilidade ambiental. No entanto, um relatório feito pelo químico alemão Michael Braungart ao The New York Times explica que o plástico com pigmento verde ou ainda o papel impresso com tinta verde são fontes de poluentes.

Co-autor do livro sobre design sustentável Cradle to Cradle, Braungart explica que a cor verde é tão difícil de se obter que na maioria das vezes são usados substâncias altamente tóxicas para estabilizá-lo. Assim, os plásticos e os papéis com pigmento verde não podem ser reciclados de forma segura, pois podem contaminar tudo aquilo que estiver em contato.

Alice Rawsthorn, no blog ecologiablog, cita alguns exemplos. O pigmento verde 7, o tipo de verde mais usado, é um pigmento orgânico, mas contém cloro. O pigmento verde 36 é composto de átomos de cloro e bromo, enquanto o pigmento verde 50 tem cobalto, titânio, níquel e óxido de zinco.

Segundo o artigo, muitas paredes pintadas com tinta verde, muito populares nos séculos 18 e 19, continham arsênico. Aparentemente, uma das pinturas, o verde de Scheele, pintado na Suécia na década de 1770, é considerado por alguns historiadores a causa da morte de Napoleão Bonaparte em 1821, pois uma pintura com essa cor cobria sua cela úmida na ilha de Santa Helena.

Longe de ser amigável com o meio ambiente… Quem diria? São fatos realmente curiosos.

By:LucC4

Deixe um comentário sobre o conteúdo acima.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: